Bancada Feminista Suzano

Manifesto

Uma Candidatura Coletiva e Feminista

Em 2024, o Brasil ainda é um país onde a vida das mulheres é mais difícil. Os salários são menores e o desemprego entre nós é maior. O assédio é uma realidade diária e, em 2023, a cada 24 horas, pelo menos oito mulheres foram vítimas de violência doméstica, e pelo menos 136 mulheres trans e travestis foram assassinadas. São Paulo, o estado mais rico do país, tem uma imensidão de mulheres e mães solo vivendo sem saneamento básico e acesso à saúde nas periferias. Em Suzano, o cenário não é diferente. A saúde pública está desmontada, os casos de violência contra a mulher aumentaram 38% e apenas 40% das mulheres têm emprego.

Queremos mudar essa história… ter voz para debater e poder para decidir!

Somos mais de 150.000 mulheres em Suzano, a maioria da população da nossa cidade, mas a política sempre esteve sob o controle dos homens. Atualmente, dentre as 19 cadeiras de vereadores, apenas uma é ocupada por uma mulher, mas uma mulher que, infelizmente, não defende os interesses das trabalhadoras e trabalhadores. Queremos mudar essa história, fazer parte dos rumos da política, ter voz, ouvir e debater para decidir sobre as questões de moradia, emprego, salário digno, saneamento básico, creches, acesso à cultura, saúde e educação numa perspectiva feminista e popular. Nosso chamado é para as mulheres trabalhadoras, incluindo aquelas que assumem solitariamente o trabalho do cuidado, da maternidade e dos serviços domésticos impostos pelo patriarcado.

“É nas coletividades que encontramos reservatórios de esperança e otimismo.” (Angela Davis)

Somos a Bancada Feminista do PSOL, um movimento de ocupação das mulheres na política. O projeto começou em 2021, quando outras companheiras da Bancada Feminista foram eleitas na câmara municipal de São Paulo com uma votação histórica. Em 2022, nosso bonde aumentou e a Bancada Feminista foi eleita deputada estadual de SP com a maior votação do país, mais de 250.000 votos, dos quais mais de 2 mil foram de Suzano, onde fizemos uma campanha bonita e potente! Em 2024, a Bancada Feminista do PSOL chegou em Suzano com Lilian Santos, Flávia Andrade e Bel Jaccoud para ocupar a câmara municipal com um mandato coletivo e feminista. Nosso feminismo é o feminismo popular, antirracista e ecossocialista. Um feminismo para a maioria da população trabalhadora.

Nós somos mulheres trabalhadoras, lutadoras anticapitalistas e antirracistas. Fomos às ruas contra Bolsonaro e ajudamos a eleger Lula. Somos defensoras do meio ambiente, da liberdade religiosa, da cultura, da educação pública e da população LGBT+.

Acreditamos em uma saída coletiva para problemas sociais e colocaremos nosso mandato a serviço do movimento LGBTQIA+, do movimento negro, dos movimentos de moradia, dos ativistas do meio ambiente na luta por justiça climática, e da liberdade religiosa pelo fim do racismo religioso que assola as religiões de matrizes africanas. Nos somaremos também à luta das trabalhadoras e trabalhadores da cultura e dos cursinhos de educação popular para que a transformação social que queremos seja pensada junto com aqueles que sabem exatamente o que é ter seus direitos insistentemente negados pelo poder público.

Queremos enfrentar o conservadorismo que tanto desmerece nossa caminhada e trajetória, por isso, nos colocamos à disposição para sermos linha de frente na ocupação de um espaço que precisa ser cada vez mais nosso e menos deles.

Por Marielle Franco, nosso desejo é uma Suzano menos desigual e uma política feita com pertencimento, enfrentamento e afetividade.

“Bora lutar, bora ser feliz”